Abordagem Sistêmica

Trabalhando o indivíduo, a família e o casal

      O enfoque da terapia sistêmica é o cliente como um sistema em relação, seja ele um indivíduo, a família ou o casal. Visa auxiliar o cliente a tomar consciência do padrão de funcionamento do seu sistema familiar, isto é, o mecanismo de funcionamento da família, seus repertórios e formas repetitivas de responder e reagir às situações relacionais dentro e fora do sistema familiar. De tal modo que o cliente se torne capaz de adquirir a aprendizagem necessária para flexibilizar seu padrão e assim realizar as mudanças desejadas.
      O processo psicoterápico irá favorecer o autoconhecimento e o processo de autonomia, para que o cliente possa construir seu próprio caminho, reconhecendo suas possibilidades e se responsabilizando por suas escolhas, além de reconhecer novas saídas e recursos para enfrentar suas dificuldades.
     As sessões e as tarefas terapêuticas são planejadas a cada novo encontro do processo, sendo pensadas sempre em acordo com as aprendizagens e mudanças pertinentes às necessidades do cliente. As sessões podem ser individuais, em família, ou em casal, dependendo de como os membros do sistema e o psicoterapeuta definirem.

 Ψ Psicoterapia Individual: A psicoterapia sistêmica quando realizada individualmente promove o autoconhecimento do padrão de funcionamento individual e familiar. Ajudando o cliente a tomar consciência de sua forma de se relacionar e reagir aos acontecimentos da vida. Além de ajudar o cliente nos aprendizados necessários para que possa se tornar autônomo e responsável por suas encolhas, de tal modo que possa vir a realizar as mudanças necessárias e desejadas em sua vida.

 Ψ Psicoterapia de Família: O foco da terapia de família está em trabalhar as relações familiares e os vínculos entre seus membros. Quando o sistema familiar se mostra disfuncional, um de seus membros, ou mais, podem vir a apresentar problemas. Assim, é preciso que o sistema se torne consciente do seu padrão de funcionamento e do quão disfuncional ele está sendo para seus membros, para que possam flexibilizá-los a ponto de alcançarem as mudanças necessárias.

 Ψ Psicoterapia de Casal: Nos atendimentos a casais, a psicoterapia sistêmica foca na dinâmica da relação entre o casal. Tem por objetivo auxiliar o casal a identificar suas dificuldades relacionais, o que as motivou, e trabalhar a forma como vêm reagindo a estas dificuldades, o fazendo através da tomada de consciência do seu padrão de funcionamento. Além de responsabilizar o casal pelo seu processo terapêutico e por suas escolhas, tais como a manutenção ou rompimento do vínculo conjugal.