Dúvidas Frequentes


1. O que é psicoterapia?
     O processo psicoterápico propõe uma oportunidade de mudança. Tem o objetivo de auxiliar o cliente na tomada de consciência de seu padrão de funcionamento. Isto é, a reconhecer e flexibilizar sua formas repetitivas de se relacionar e de lidar com as situações adversas da vida. Este percurso favorece o autoconhecimento e o encontro consigo mesmo, possibilitando aprendizado para lidar com as próprias emoções, sabendo identificá-las e assim manejá-las em acordo com as circunstâncias atuais, resultando, em maior conhecimento de seus limites e potencialidades.
       Assim, o processo psicoterápico proporciona ao cliente a oportunidade de rever sua vida, em suas realizações e frustrações mediante os desafios de viver. Dessa forma, durante o processo, é possível que o cliente possa traçar novas possibilidades de existir, o fazendo através da promoção das mudanças necessárias e desejadas em sua maneira de pensar e lidar com os acontecimentos da vida.

 2. Quando buscar a psicoterapia?
    A psicoterapia é um processo que visa auxiliar o indivíduo no enfrentamento de determinadas situações da vida. Por sua vez, as demandas variam de acordo com a idade, sexo, ciclos de vida, sistema de crença e valores familiares, bem como o nível de sofrimento e o desejo de mudança e evolução. Sendo assim, não existe uma questão específica ou pré-determinada de quando se deva procurar a psicoterapia. Uma vez que cada indivíduo terá suas próprias vivências, o que consequentemente, denotará uma condição singular para lidar com determinados fatos ou situações.
      Neste sentido, a psicoterapia é recomendada em situações diversas, sendo indicada sempre que percebemos a necessidade de passar por um processo de mudança e reformulações em nossas vidas. Ou simplesmente quando nos deparamos com uma dificuldade de aceitação ou adaptação a uma determinada situação.