segunda-feira, 16 de julho de 2012

DESenvolver

     
    Afinal o que significa desenvolver? Se recorrermos ao dicionário podemos encontrar como sinônimo pra desenvolver a palavra crescer. Assim, para muitos desenvolver é um processo natural pelo qual todos nós, inevitavelmente, iremos passar ao longo da vida. Ou seja, seria apenas o avanço da fase infantil para o amadurecimento da adolescência e assim a chegada à idade adulta e velhice, mas...Será???
       Desenvolver é mais do que isto, trata-se da construção da identidade pessoal. Considerando a identidade como sendo os atributos específicos de cada um, isto é, o conjunto de características exclusivas que diferenciam as pessoas, podemos dizer que desenvolver seria justamente o processo de se diferenciar dos outros. Ou seja, tornar-se independente e autônomo.
        O que podemos perceber é que toda criança nasce indiferenciada em relação à sua família e, no decorrer de seu desenvolvimento terá que aprender a se diferenciar para alcançar autonomia e independência dos pais. À mediada que a criança vai se desenvolvendo, vai também construindo sua identidade pessoal, tendo como base a identificação com seu sistema familiar e a relação que mantém com este, absorvendo os papéis e as atitudes daqueles que participam de seu convívio.
       Assim, a forma pela qual os pais irão corresponder às necessidades da criança poderão proporcionar as condições básicas para a construção da identidade pessoal do filho, delimitando as áreas de autonomia e dependência. Espera-se dos pais que proporcionem condições para que seus filhos se desenvolvam e tornem-se sujeitos autônomos, capazes de tomar suas próprias decisões, podendo refletir e discernir sobre suas próprias escolhas e não pelos construtos das pessoas que a cercam. Neste sentido, a formação da identidade pessoal será atravessada por dois sentidos, um de pertencimento ao seu sistema familiar, através da participação e compartilhamento das crenças e valores familiares, e outro de separação, que seria a afirmação de sua singularidade, de sua individuação e de seu direito de pensar e se expressar, independentemente dos valores defendidos por sua família, quando passa a defender seus próprios construtos e agir de acordo com eles.
         Podemos afirmar então que desenvolver é um processo pelo qual nem todos estão aptos a desempenhar, nem tão pouco trata-se de um processo inerente a existência humana. E sim, de “des-envolver” de sua família de origem para ser capaz de se tornar sujeito de sua própria vida. Assim, a participação da família no processo de desenvolvimento de uma criança é fundamental, pois, é nesse ambiente que a criança aprende a adquirir habilidades, a se relacionar e se posicionar diante do outro, bem como a forma como este sujeito, ainda em formação, irá vivenciar e perceber o mundo, e assim perceber a si mesmo.


ΨPsicoterapia do desenvolver: Todo processo psicoterápico é também um processo de individuação que auxilia o indivíduo no seu processo de autoconhecimento e na tomada de consciência do seu padrão de funcionamento, auxiliando ainda no seu processo de pertencimento e diferenciação de sua família. Tem por objetivo ajudar o indivíduo em seu processo de desenvolver, tornando-o apto a construir seu próprio caminho e a reconhecer suas possibilidades, para que assim, seja capaz de realizar as mudanças necessárias em sua vida. Neste processo, a psicoterapia deve trabalhar os lutos naturais decorrentes do processo de individuação, ou seja, do processo de tornar-se diferenciado e independente de seu sistema familiar.