segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Relacionamentos Virtuais


       Nessa era virtual, a tecnologia tem encurtado distâncias e permitido relacionamentos entre pessoas de qualquer parte do mundo e até mesmo entre pessoas que nunca se viram e que talvez nunca venham a se conhecer de verdade. O que se pode observar é que inúmeros são os motivos que levam as pessoas a se relacionarem virtualmente, indo desde desilusões e frustrações ocorridas nos relacionamentos reais, até sentimentos de solidão e timidez, que muitas vezes impedem o contato real. Assim, o contato virtual se torna um facilitador para aqueles que encontram dificuldades em estabelecer qualquer tipo de relacionamento no mundo real. Cabe ressaltar que existem ainda aquelas pessoas que estão apenas em busca de uma aventura, curiosas para vivenciar algo diferente.
      O relacionamento virtual é baseado em palavras e textos que seduzem o leitor, o fazendo fantasiar em relação a quem está do outro lado da tela. Nestes casos, o que geralmente acontece é que a pessoa acaba projetando no outro justamente aquilo que ela deseja. Assim, enxerga o outro a partir de suas próprias fantasias e idealizações, fazendo com que o outro seja exatamente como a própria pessoa gostaria de ser. Além disso, pela rede é possível ser qualquer coisa que se queira, e talvez seja justamente esta a magia em se relacionar virtualmente, pois tem a possibilidade de mostrar ao outro não aquilo que se é verdadeiramente, mas o que gostaria de ser. Assim, ao se relacionar virtualmente, a pessoa pode encarnar papéis e ser quem ela quiser, mesmo que estes papéis não codizem em nada com a realidade.
      O grande problema de tudo isto acontece quando esta "brincadeira" de fazer de conta ser o que não é se transforma na única fonte de relacionamentos de uma pessoa. O que se pode observar é que muitas pessoas, por timidez ou baixa autoestima apresentam sérias dificuldades em começar ou manter qualquer tipo de relacionamento real. Assim, quando a pessoa passa a viver apenas em função de seus personagens virtuais, a realidade começa a ficar cada vez mais distante e consequentemente os relacionamentos reais se tornam ainda mais difíceis, o que faz com que estas pessoas passem mais e mais tempo na rede, se afastando cada vez mais da realidade e da possibilidade em construir relacionamentos reais.
     Desse modo, a internet passa a ser a única forma de contato para muitas pessoas, substituindo os contatos reais, de tal forma que estas pessoas tendem a confundir esta facilidade em se comunicar com relacionamentos verdadeiros. Assim, pela dificuldade em estabelecer relacionamentos sociais, estas pessoas vivem na ilusão de estarem se relacionando, quando na verdade estão se distanciando cada vez mais de um contato real e um relacionamento verdadeiro.
     Assim, em vez de resolver um problema, ao se relacionar apenas virtualmente, a pessoa acaba agravando a dificuldade em se relacionar já existente, uma vez que, na maioria das vezes estes relacionamentos não saem do real. No entanto, cabe ressaltar que muitos internautas já sabem construir pontes entre o virtual e o real, levando as fantasias de um relacionamento virtual para o concreto de um relacionamento real. Mas, vale frisar que os relacionamentos, quando exclusivamente virtuais, podem levar ao desligamento da realidade, do concreto, do contato físico, o que é muito importante para qualquer ser humano. De tal forma que o contato real continua sendo insubstituível.

Ψ Relacionamento Virtual e Psicoterapia: Pessoas que se relacionam virtualmente tendem a se desligar da realidade e passam a viver exclusivamente em função de suas fantasias e de seus personagens virtuais. Assim, a psicoterapia pode auxiliar para que a pessoa avalie o que está acontecendo no mundo real que a fez buscar relacionamentos virtuais, bem como a trabalhar o que de fato é real no seu mundo virtual. Isto é, o que seus personagens virtuais têm a ver com a pessoa que é no mundo real, desmistificando o que é fantasia e o que é real, podendo inclusive adequar a fantasia ao real, ou seja, aprendendo a trazer para o real algumas características das quais considere importantes de seus personagens virtuais, mas por algum motivo não conseguem concretizá-las em seus contatos reais.