segunda-feira, 4 de março de 2013

Relacionamento à Distância


         Hoje em dia é cada vez mais frequente as pessoas se relacionarem à distância. Mas não é nada fácil lidar com a distância e com os possíveis sentimentos de vazio e solidão na ausência do parceiro, além da saudade. No entanto, isto não quer dizer que não seja possível manter um relacionamento sólido e satisfatório, mesmo que os parceiros estejam separados por uma longa distância e, em função disso tenham que passar alguns períodos separados.
    Para muitos, os relacionamentos à distância ainda são sinônimos de dificuldade e desconfiança. E, por este motivo, a insegurança e o ciúme, também se fazem muito frequentes entre os casais que se relacionam à distância, principalmente no início do relacionamento. Isto porque, algumas pessoas tendem a fantasiar o que está acontecendo com o outro e por este motivo tentam controlar os passos do parceiro, mesmo a quilômetros de distância. O resultado dessa insegurança quase sempre significa no aumento da distância entre os parceiros, pois acaba por enfraquecer os laços entre o casal, podendo levar ao rompimento da relação. Por outro lado, quando o casal se compromete verdadeiramente com o relacionamento, o que se pode observar é que, com o passar do tempo e com a solidificação da união, a segurança no parceiro e na relação tendem a surgir naturalmente, apontando para a maturidade da relação e dos parceiros.
       Neste sentido, a confiança deve ser a base de um relacionamento à distância. E, para se ter confiança é necessário que o casal consiga manter uma boa comunicação, que transmita segurança ao parceiro, deixando-o sempre a par de sua vida e projetos. 
       Além disso, é importante que o casal se programe para os momentos que estarão juntos, de tal forma que consigam equilibrar o investimento de ambos na relação. Cabe ressaltar que, quando o casal se encontra é importante que saibam incluir o outro em seu dia-a-dia e em sua rotina, o que pode ajudá-lo a ficar mais próximo da realidade do parceiro e assim a sensação de distância entre o casal pode ser amenizada.
    Sendo assim, para um relacionamento à distância dar certo, é preciso que ambos os parceiros invistam e acreditem na união, mesmo separados geograficamente. Dessa forma, o que vai predizer o sucesso ou o fracasso da relação é justamente o nível de segurança e confiança que o casal irá depositar no relacionamento, bem como o investimento de cada um na relação.    

    Ψ Relacionamento à Distância e Psicoterapia: Casais que se relacionam à distância costumam ter dificuldades em confiar no outro e em se sentir como parte da vida e dos projetos do parceiro. Além de terem dificuldades em lidar com os momentos de solidão e vazio na ausência do parceiro. Assim, a psicoterapia individual tem como função ajudar o cliente a lidar com estes momentos e a propor as mudanças cabíveis a nível individual. Cabe ressaltar que a psicoterapia de casal também pode ser realizada, desde que o casal se comprometa a estar frequente às sessões. Assim a psicoterapia propõe ajudar o casal a trabalhar sua comunicação e o vínculo afetivo entre eles, de tal forma que possam realizar as mudanças pertinentes para a manutenção da relação. De tal modo que o casal possa se sentir seguro na união e no parceiro, aprendendo a lidar com as dificuldades naturais decorrentes da distância física existente entre eles.