quinta-feira, 14 de março de 2013

Sexo e Relacionamento



    O que tem sido observado é que, quando a vida sexual do casal não vai bem, faltará entre eles uma conexão que os ajude a se manterem juntos no momentos de adversidade. Isto porque as divergências, bem como muitos dos sentimentos não expressos durante o dia, acabam indo para a cama como disfunção sexual. Desse modo, quanto mais dificuldades sexuais um casal tiver, mais dificuldades relacionais, desencontros e desacertos o casal tenderá a apresentar, o que aumentará a mágoa e os sentimentos de solidão e rejeição, que por sua vez, acabam por distanciar os parceiros e aumentar suas dificuldades sexuais. 
   Assim, dificuldades sexuais, muitas vezes revelam dificuldades relacionais escondidas. De tal modo que o casal parece viver em um círculo vicioso que tende cada vez mais a aumentar o distanciamento entre eles.  Isto é, as frustrações muitas vezes acabam virando raiva, que quase sempre significa em ressentimentos com o parceiro, o que não contribui em nada para uma vida sexual saudável, que por sua vez, pode gerar mais frustrações entre os parceiros. Assim, o casal pode acabar entrando num jogo de punições, no qual o sexo, ou a falta dele, acaba virando moeda de troca e, muitas vezes, a impossibilidade do casal em resolver tais questões pode acarretar num divórcio. No entanto, esta realidade pode ser transformada se o casal tomar consciência desse circulo vicioso no qual se encontram, de tal modo que as frustrações podem tomar outras dimensões.
  Sendo assim, quando o casal não aprende a conversar sobre suas mágoas e dificuldades, estas passam a ser expressas como desinteresse sexual e podem levar a falência do relacionamento. Do contrário, quando o casal não leva suas desavenças para a cama, são capazes de desfrutar de um bom entrosamento sexual, uma vez que é também através do sexo os parceiros se revelam um para o outro, de tal modo que o casal se torna mais íntimo e mais a vontade um com o outro.

    Ψ Sexo e Relacionamentos em Psicoterapia: Alguns casais podem recorrer à psicoterapia quando a vida sexual não vai bem. No entanto, poucos têm consciência de que suas dificuldades sexuais nada mais são do que o reflexo de suas desavenças e frustrações relacionais. Assim, a psicoterapia pode ajudar o casal a tomar consciência desse mecanismo e a aprender a lidar com suas dificuldades relacionais de outra forma, que não pelo desinteresse sexual, de modo a preservar a união e  o desejo sexual do casal.