sexta-feira, 5 de abril de 2013

Perdoar


        A capacidade de perdoar é uma das características que podem indicar o amadurecimento, além de ser um ingrediente fundamental para se ter um bom relacionamento. No entanto, perdoar não é uma questão simples e muito menos fácil, para conseguir alcançá-lo é necessário acabar com as idealizações que se tem do parceiro e aceitá-lo como é, inclusive com seus defeitos. As idealizações levam as pessoas a esperar que o outro tenha comportamentos que muitas vezes, ou na maioria delas, não tem condições de ter, o que inevitavelmente irá desencadear em decepções, frustrações, mágoas e tristezas, que impendem o treinamento do perdão.
     Sendo assim, treinar a capacidade de perdoar implica em abrir mão das idealizações de se ter um parceiro perfeito e aceitar que o outro irá errar e te decepcionar sim. Isso porque as pessoas são diferentes e têm formas diferentes de encarar a vida, mas isso não quer dizer que a relação não irá sobreviver, ou será sempre uma fonte de mágoas e ressentimentos. Pelo contrário, a relação é o lugar onde as pessoas têm mais condições de amadurecer e crescer, de tal modo que a capacidade de treinar o perdão é justamente uma das características que apontam para isso, que são pessoas maduras se relacionando e aceitando as diferenças inevitáveis que irão aparecer ao longo da relação.
     No entanto, para se perdoar é preciso dar tempo ao tempo. Isto é, dar tempo para a raiva passar, para as feridas se fecharem e para que haja uma adaptação de um parceiro ao outro, e também para se aceitar e aprender a lidar com suas imperfeições. Assim, a relação conjugal é sempre marcada por erros e acertos, e para que o casal possa ir construindo uma realidade comum, é preciso que aprendam a lidar com as intercorrências rotineiras e com as dificuldades características de cada casal, de tal modo que possam se perdoar, driblando suas diferenças e aprendendo a valorizar o que o outro e a relação têm de melhor. Desse modo, a base do perdão é a compreensão, pois quando se compreende que o outro não é perfeito é sim possível se alcançar o perdão. 
     Cabe ressaltar que, pedir perdão a alguém o qual se magoou, vai muito além do pedido de desculpas. Isso porque pedir perdão implica em assumir a responsabilidade pelo erro e pela dor do outro, assim, está pedindo para que o outro perdoe suas falhas. Enquanto que o pedido de desculpas não vem acompanhado pelo reconhecimento de tal responsabilidade, uma vez que, ao pedir desculpas, a pessoa está se isentando de seu erro, pois acredita que não teve a intenção de causar aquela dor.
    Além disso, o que se tem observado é que a pessoa que não consegue pedir perdão tende a se ressentir a cada vez que olha para a pessoa que magoou, pois se depara o tempo todo com a dor que causou e que não foi perdoada. Assim, a própria pessoa não consegue se perdoar pelo seu erro e por sua incapacidade de pedir perdão, o que dificulta ainda mais o treinamento do perdão, fazendo com que ambos os parceiros fiquem ressentidos por um longo período de tempo.
          
   Ψ Perdoar e Psicoterapia: Alguns casais recorrem à psicoterapia quando estão muito ressentidos um com o outro e com sérias dificuldades em se perdoar e aceitar suas diferenças. Nestes casos, a psicoterapia pode ser útil para ajudar o casal a trabalhar suas diferenças e se aceitarem mutuamente, mesmo com todas as suas diferenças e imperfeições, trabalhando inclusive as idealizações que foram depositadas ao longo da relação e foram se tornando fonte de frustrações e decepções.