quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Rotina Conjugal


             A rotina é algo que pode ser perigoso em um relacionamento conjugal, justamente pela facilidade que se instala e por sua comodidade. A comodidade nos impede de seguir em frente, e por isso pode sacrificar o que há de melhor numa relação, o desconhecido, as novas descobertas sobre os parceiros e a satisfação em surpreender e em ser surpreendido.
            O que se pode observar é que a comodidade acaba levando os parceiros a confundir o relacionamento com a rotina. Quando isso acontece os parceiros acabam se esquecendo de quem é o outro, do prazer de estarem juntos e vivem apenas a rotina compartilhada a dois. Dessa forma, a relação torna-se estática, os parceiros deixam de evoluir e o casamento pode tornar-se uma fonte de frustrações. Alguns casais estão tão presos à comodidade que nem se dão conta das insatisfações que vão se instalando silenciosamente. Assim, o casamento se torna um lugar de descontentamento e muitas vezes o casal nem se dá conta do porquê, pois estão tão adaptados à rotina um do outro que se esqueceram dos prazeres e benefícios de se viver a dois.
           Dessa forma, o que se pode observar é que um grande erro entre os casais está em se acomodar, em acreditar que já se sabe tudo do parceiro e que não há mais nada a se descobrir. Por isso, é importante que os casais saibam surpreender o parceiro, quebrar a rotina e sair de seus hábitos, isto é, fazer algo inusitado, algo de que gostem juntos.
            No entanto, quebrar a rotina implica num ato de coragem, para desestruturar, mudar o que está ruim e também o que não está tão ruim assim, desorganizar o bem estar apaziguador em prol de novos desafios e perspectivas de vida que podem ser inusitados, mas surpreendentes. É preciso que o casal aprenda a valorizar as pequenas coisas que os instigam a buscar coisas diferentes e novos desafios para se viver juntos. Para que assim o relacionamento não caia na rotina, na mesmice, e se torne um lugar de aprendizado, crescimento e surpresas maravilhosas.

    Ψ  Rotina Conjugal e Psicoterapia: Muitos casais chegam à psicoterapia queixando-se de insatisfações e desânimo na relação, mas não sabem explicar o que está motivando estes sentimentos. Dizem ter uma relação tranquila, sem brigas e que fazem tudo junto e por isso não entendem o porquê de estarem se sentindo assim. Muitas vezes o que está atrapalhando estes casais é justamente a rotina, a comodidade e a falta de novos descobertas e prazeres. Nestes casos a psicoterapia de casal pode auxiliar para que os cônjuges revejam sua rotina, seus interesses e novas possibilidades de se relacionarem, de quebrar a comodidade que os impede de sentir os prazeres da vida a dois, aprendendo a reconhecer novas possibilidades e buscar coisas novas que possam ajudar no amadurecimento e crescimento individual e do casal.