sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Bom Humor

             
          Sem dúvidas, o bom humor é uma qualidade atraente e uma atitude sábia, além de ser um dos maiores segredos para se viver bem. Um simples sorriso é capaz de aumentar a sensação de bem estar e energia, abrindo caminho para novas ideias e para decisões mais criativas, o que, além de melhorar a autoestima, pode melhorar também a saúde dos relacionamentos. Por esses motivos, vale a pena no dia a dia usar estratégias que facilitem o exercício do bom humor, pois, além de melhorias na qualidade de vida, traz também mudanças significativas na convivência conjugal.
            Ter bom humor pressupõe não levar a vida muito a sério, isto é, não trilhar o caminho da perfeição e das certezas, caminho este, na maioria das vezes árduo e difícil de ser seguido até o fim. Assim, ter bom humor exige o treino de estratégias mais ousadas, acrescentando meios mais alegres, divertidos e criativos de se viver.
          Cabe ressaltar que ter bom humor não significa agir com ironia. A ironia não é uma virtude, mas sim uma arma, é o representante do sarcasmo, do riso mau, o riso que fere. Enquanto o bom humor transmuta a alegria de viver e em lidar com as situações adversas da vida. Ter bom humor significa enxergar o lado bom das coisas, ter uma visão otimista do mundo. De tal modo que é possível tirar proveito de cada aprendizagem, reconhecendo cada uma de nossas conquistas, e não nos prendendo ao que não deu certo, ou ao que podia ter sido diferente.
            Mesmo que não houvessem tantos benefícios no bom humor, os efeitos do mau humor já seriam suficientes para justificar a busca incessante por motivos para se ficar feliz. O que se pode observar é que pessoas mau humoradas tendem a ser mais angustiadas, ansiosas e irritadas. Assim, acabam descontando nas pessoas próximas toda a sua irritabilidade e falta de humor e, quando percebem este mecanismo, geralmente, acabam se sentindo culpados, o que piora ainda mais o seu humor.
             No entanto, nem sempre é possível achar graça em tudo, em muitas situações a tristeza é inevitável, mas isso não é ruim, assim como a alegria, a tristeza faz parte do repertório de emoções naturais de qualquer ser humano. Comumente, a alegria está sempre presente nos momentos de comemoração, favorecendo a integração, enquanto a tristeza, normalmente, nos acomete em momentos de dificuldades e, por isso, é capaz de nos propiciar a introspecção e o amadurecimento.
             Dessa forma, se não é possível viver sem vivenciar a tristeza, é possível escolher se viver com mais alegria. Assim, o bom humor, acompanhado de um sorriso verdadeiro, podem ser valiosos para o equilíbrio de uma vida bem vivida e prazerosa. 

      Ψ Bom Humor e Psicoterapia: É muito comum as pessoas se prenderem aos momentos de infelicidade e dificuldades, não conseguindo reconhecer e nem valorizar as demais conquistas atingidas, usando dessas dificuldades como justificativas para tudo o que não está bom em suas vidas. Acontece que este comportamento serve apenas para manter o que não está bom, não ajudando em nada para solucionar tais problemas. Assim, em momentos que nos faltam bom humor para encarar a vida, a psicoterapia pode auxiliar para ajudar no reconhecimento de coisas boas, com as quais devemos realmente nos importar e valorizar no nosso cotidiano. Auxiliando ainda para que o indivíduo possa aprender a trabalhar e valorizar suas conquistas, reconhecendo seus potenciais e aprendendo assim a tirar proveito de cada dificuldade enfrentada.